Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Caldas Fitoprotetoras

Calda Bordalesa
A calda bordalesa é utilizada para prevenção e tratamento de plantas atacadas por fungos.

Ingredientes:
1 saco de pano;
200g de sulfato de cobre;
200g de cal virgem e 20 litros de água.

Modo de fazer:
Com o saco de pano prepare um sachê com o sulfato de cobre. Mergulhe o sachê em 18 de litros de água por 3 ou 4 horas até que o sulfato dissolva. À parte, misture a cal em 2 litros de água e despeje na solução preparada com o sulfato dissolvido. Mexa bem.
Antes de usar a calda bordalesa, faça um teste de acidez: mergulhe uma lâmina de ferro no preparado. Se ela escurecer, não aplique ainda a calda na planta. Acrescente um pouco mais de cal e faça o teste novamente. Caso a lâmina continue saindo manchada, adicione mais cal até que a lâmina não saia sem escurecer.
A calda bordalesa deve ser usada no máximo até o terceiro dia após o preparo. Em plantas pequenas ou em fase de brotação, não recomenda-se aplicar em concentração forte.





Calda Sulfocálcica


Ingredientes: 12,5 quilos de cal virgem, 25 quilos de enxofre em pó e 100 litros de água
Preparo: Em um tambor metálico de 200 litros, dissolva o enxofre em água quente até formar uma pasta (20 mililitros de espalhante adesivo facilitam a dissolução). Complete o volume até 100 litros e leve ao fogo. Quando ferver, adicione a cal aos poucos. Deixe ferver por 1 hora, mexendo com pá de madeira. Vá adicionando água quente, sempre mantendo o nível inicial da solução. Quando a calda mudar da cor vermelha para pardo-avermelhada, está pronta. Esfrie e coe em peneira fina (0,8 mm). Acondicione em plástico ou vidro e vede.