Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O jardineiro


O jardineiro


                                                                           
O jardineiro: a relação, o olhar e o toque.

A jardinagem é uma prática exercida pelo homem a milhares de anos que exige o conhecimento básico de técnicas agrícolas e da ecologia das plantas, utilizando-as para a criação, construção e manutenção dos jardins.
No exercício da função de jardineiro, se faz necessário que o candidato tenha conhecimento das técnicas de jardinagem, a habilidade de fazer um bom estudo de custos, plano de manutenção (agenda do jardim) e organização do trabalho, aliando a todas estas características os valores necessários a um bom exercício profissional, como a preocupação com a qualidade ambiental do jardim – uso de defensivos, substrato esterilizado, adubação, etc.; sua função social – de lazer, contemplação e/ou outros, aonde incluiríamos a estética como valor primordial para que um jardineiro possa compor um belo jardim. 
São variados os atributos de um jardineiro, um misto de técnica, arte e magia que combina formas e texturas junto com manifestações climáticas, características de solo e relevo, sinais das plantas e dos vários fatores do ambiente.
Para uma boa formação, o jardineiro deverá basear seu estudo na busca das competências básicas ao seu trabalho, que deverá ser pautado na descoberta do conhecimento científico, na prática de trabalho buscando aprimorar habilidades e no estabelecimento dos valores necessários ao exercício de sua função.
A jardinagem como atividade profissional vem sendo aperfeiçoada a cada dia. Tanto os profissionais em atuação percebem a importância de uma educação profissional continuada, quanto os que querem atuar no segmento buscam as competências necessárias ao exercício da profissão de jardineiro.
Dentre as várias manifestações da jardinagem, como a floricultura, a produção de plantas ornamentais, arranjos florísticos e o paisagismo, dentre várias outras, a manutenção de jardins ainda é o maior desafio, pois aí é que se confronta o sonho da paisagem construída com a manutenção das características desejadas para o jardim, ou seja, o que se propôs para o projeto de jardim apresenta as condições de sustentação das características ambientais e paisagísticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário