Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O jardineiro: A relação com as plantas e a natureza


A Relação
O primeiro passo para a formação de um jardineiro é a descoberta do  mundo mágico das plantas e o conhecimento de suas características, hábitos e particularidades que abrem um novo mundo à frente do futuro jardineiro.
O conhecimento das relações que ocorrem na jardinagem entre plantas, solo, ar, água, luz, vento, seres vivos e outros fatores será o ponto de partida para o entendimento desse fantástico mundo. A relação mais se aprofunda, a medida que se conhecem as características das plantas, suas propriedades e particularidades e se entende que cada espécie tem suas preferências, hábitos e tratos específicos.
È muito importante que o candidato a jardineiro entenda que cada planta é um ser único;  encontramos indivíduos da mesma espécie com necessidades diversas; desde condições ambientais até as formas de manutenção e tratos, isso sem contar que existem uma infinidade de espécies que possuem subespécies, variedades, cultivares e outras formas de classificação desses indivíduos ou grupos. Se em algumas espécies bem conhecidas do homem já é difícil tratar da saúde e da alimentação, imagine conhecer as necessidades e desejos de indivíduos que não se comunicam de forma clara, então torna-se mais complexa a relação com os vegetais, que são algumas centenas de milhares de espécies cultivadas, sendo cada uma exigente por condições especiais: tomemos como exemplo a família orquidáceae com milhares de espécies que se distribuem por praticamente todo o planeta Terra em ambientes extremamente diversificados, o que indica uma infinidade de tratos diferentes para a manutenção de suas condições vegetativas.
O jardineiro necessita desenvolver o seu modo de se relacionar com as plantas, que deve ser baseado nas informações que conseguiu pesquisar sobre sua botânica, o modo de cultivo, características de preferências ambientais e formas de multiplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário