Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2012

Sementeiras

Preparo e Organização das Sementeiras
As sementeiras são necessárias para a propagação de floríferas de ciclo anual. São utilizadas para a produção de plantas que se multiplicam por sementes, proporcionando o aparecimento de novas variedades através da mistura de caracteres transmitidos e permitem fazer a seleção de plantas que vão para os canteiros.
A sementeira tem que reunir as condições essenciais para a germinação das sementes, como o teor de umidade do substrato e luminosidade – afetam a porcentagem de germinação e emergência das plantinhas e varia conforme espécies.
As sementeiras podem ser feitas em caixotes de madeira, no próprio canteiro com trato especial para o substrato e sombreamento, podem ser em bandejas  de plástico ou isopor e de outros materiais alternativos, como jornais e revistas, dentre outros.
§  Preparado o substrato, enche-se as sementeiras;
§  Escarifica-se e nivela-se o substrato nas sementeiras;
§  Semeadura, cobrindo as sementes com uma fina camada de substrato ou de areia; verificando-se a profundidade ideal (pode variar de 5 cm a 0,05 cm) para cada espécie.;
§  Acompanhar o desenvolvimento das plantas na sementeira diariamente, eliminando a presença de ervas invasoras, desbastando-se o excesso de mudas e substituindo as plantas não pegadas ou não germinadas;
§  De um modo geral, quando as plantas tiverem aproximadamente 10 cm ou 3 pares de folhas bem definidas podem ser transplantadas para o local definitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário