Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O toque do jardineiro


O Toque

                                                 


As atividades desenvolvidas pelo jardineiro deverão ser baseadas no que foi observado e entendido, atendendo as necessidades das plantas e contexto do local aonde estejam situadas.
O toque do jardineiro tem que conter algo de mágico, dando beleza, sutileza e leveza, transformando e fazendo renascer. Para tanto deverá desenvolver os sensos da observação, experimentação e paciência, pois possui uma diversidade de relações com vários elementos ambientais que têm muita influência no resultado final dos trabalhos no jardim.
O jardineiro deverá procurar desenvolver as habilidades necessárias a execuções das tarefas do trabalho cotidiano, como a paciência e a preocupação com os detalhes, sabendo que o universo das plantas é composto por milhões de indivíduos, espécies, preferências e hábitos distintos e complexos.
 A organização do trabalho é muito importante e pode ser feita via agenda do jardim, o que vai exigir uma boa dose de conhecimento das características das plantas cultivadas, das manifestações do clima e outros fatores do ambiente local.

O jardineiro deve ter informações e conhecimento sobre a utilização correta de cada equipamento, ferramenta e material que irá utilizar em suas atividades, normas e recomendações de segurança, conservação e limpeza. É necessário também elaborar inventários de controle de material e equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário