Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Adubação





Produção de biofertilizante. Comunidade da Madalena, Boa Nova, BA. 2019





Adubações
Fertilizantes ou adubos são todas as substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, que forneçam um ou mais elementos que sejam nutrientes das plantas.
A adubação no jardim pode ser química, biológica ou integrando as duas. Importante observar as características físicas, químicas e biológicas do solo antes de se planejar a adubação, pois será essa observação que dará subsídios para a escolha do adubo. A análise do solo pode ser necessária quando o jardim possui áreas de grandes dimensões ou com características físicas diversas. As análises de solo podem ser do tipo física (Granulométrica: investiga o tamanho e a agregação das partículas e teor de matéria orgânica do solo) e química (Mineralógica: avalia quantidades e qualidades de minerais).
A análise de solo indica a presença e quantidade de minerais, teor de matéria orgânica e as condições (propriedades) físicas do solo.
Fertilizantes minerais são substâncias sólidas, fluídas ou gasosas contendo um ou mais elementos fertilizantes (N, P, K, Ca, Mg, S) sob forma inorgânica disponível mais rapidamente para as plantas.
A adubação química é feita baseada nas informações da análise e na necessidade de nutrientes das plantas.
A prática da adubação consiste em repor os nutrientes retirados do solo pelas plantas e pela chuva. Um jardim bem adubado cresce mais rápido e sem pragas. Isso vale para espécies cultivadas em jardins e também para aquelas plantadas em vasos, jardineiras ou canteiros internos. 
Os adubos são divididos em dois grupos: orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são aqueles provenientes de matéria vegetal ou animal, como o húmus de minhoca e a farinha de osso. Eles têm maior permanência no solo, embora sejam absorvidos mais lentamente. Já os inorgânicos, chamados de NPK, são obtidos a partir da extração mineral e contêm em suas fórmulas maior quantidade de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). A concentração dos adubos inorgânicos é mais forte, por isso eles são absorvidos mais rapidamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário